Programa


O CEB está estruturado a partir de Quatro Equilíbrios que funcionam de forma sinérgica, para o cultivo de um bem-estar mais sustentado

 

A intenções são um aspeto da nossa mente que determina as nossas ações. É, portanto, a componente da motivação, do empenho e da proatividade (em oposição ao hábito) que caracteriza o nosso comportamento. O cultivo desta dimensão é necessário para nos assegurarmos que fazemos escolhas e que agimos de forma alinhada com os nossos valores e aspirações de bem-estar, e que estes estão também alinhados com o bem-estar dos que nos rodeiam.


Treinar a atenção é uma forma de cultivar a capacidade de nos mantermos presentes com um determinado objeto sem nos esquecermos dele (mindfulness). Uma atenção treinada é fundamental para a nossa capacidade de reconhecer aquilo que acontece interna e externamente – os nossos pensamentos, emoções, respostas habituais, a forma como nos relacionamos com os outros, como conversamos, ouvimos ou criamos empatia com alguém.


Ao explorarmos o equilíbrio cognitivo, tentamos desenvolver a capacidade de percecionar a realidade da forma o mais objetiva possível, isto é, sem projectarmos nem retirarmos elementos a aquilo que nos é apresentado momento a momento.

 


As emoções estão no centro da qualidade das nossas relações e também da perspetiva que temos sobre nós próprios, pelo que conhecê-las em profundidade, aprender a trabalhá-las e transformá-las, está na base de um bem-estar mais sustentável.

 


Metodologias

Ao longo do programa, os participantes exploram 7 emoções, aprendendo sobre a sua natureza, características e funções. Recorrendo a diversas técnicas de treino mental, inspiradas nas tradições contemplativas do oriente, os participantes desenvolvem competências que lhes permitem ficar mais familiarizados com os conteúdos da sua mente (pensamentos, emoções, impulsos, padrões de resposta, etc), o que irá permitir uma adoção mais eficaz de estratégias construtivas para lidar com os desafios emocionais com que somos habitualmente confrontados.